terça-feira, 25 de maio de 2010

GOVERNO DO ESTADO PARTICIPA DE MISSÃO PORTUÁRIA À ALEMANHA

Com o objetivo de estreitar relações com uma das maiores potências econômicas e tecnológicas da Europa, representantes do Espírito Santo participam da “Missão do Setor Portuário à Alemanha”, que acontece até a próxima sexta-feira (28), em diversas cidades germânicas, teve início nesta terça-feira (25). 
O evento conta com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes); integrantes da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República; da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); das Companhias Docas dos Estados de São Paulo (Codesp) e Espírito Santo (Codesa); e de empresários de todo o País.
Durante a semana, a comitiva irá conhecer a logística dos portos alemães e participar de palestras sobre o setor. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix, que acompanha o grupo, o objetivo é conhecer as tecnologias utilizadas nas operações na Alemanha, que tem grande tradição no setor portuário.
“É uma oportunidade de nos aproximarmos mais de um país com tradição no setor, principalmente em um momento que estamos trabalhando para a construção do superporto em Vitória, prevista no PAC 2, que irá atrair ainda mais investidores estrangeiros para o Espírito Santo”, explicou Félix.
A missão é liderada pelo secretário Especial de Portos, ministro Pedro Brito. Além de Berlim, os representantes passarão pelas cidades de Colônia, Duisburg, Karlsruhe, Nurembergue. Em seguida, partirão para Munique, onde participarão do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), que será realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho. Em 2009, o mesmo evento aconteceu no Espírito Santo.
Atualmente, Alemanha está entre as maiores potências econômicas e tecnológicas da Europa. Em relação ao comércio com o Brasil, dados de 2008 mostram que as exportações brasileiras para o país somaram US$ 8,85 bilhões (crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior), enquanto as exportações alemãs foram de US$ 12 bilhões.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina. No ano passado, eles aplicaram US$ 2,5 bilhões no Brasil, o que representou 7,8% dos investimentos recebidos pelo País, e tornou a Alemanha o quarto maior investidor no Brasil naquele ano.

Nenhum comentário: